Festa de Nossa Senhora da Luz 2018

 Na última noite, 02/02/2018, nossa comunidade celebrou a festa de sua padroeira, Nossa Senhora da Luz, com a presença do Arcebispo Metropolitano D. João José da Costa, que se propôs meditar sobre: “O perfil mariano da Igreja”.
 A celebração eucarística teve início na praça do Cond. Privillege, com a bênção da luz seguida da procissão dos fiéis com a imagem de Nossa Senhora da Luz.











 Em sua homilia, D. João iniciou saudando a todos os presentes, em especial os leigos e leigas neste ano a eles dedicado, que tem como tema: “Cristãos leigos e leigas: sal da terra e luz do mundo”, destacando o Documento 105 da CNBB, uma temática importante para aprofundarmos e entendermos a importância e missão dos leigos e leigas, que como bispos, padres, têm sua função particular na Igreja.

 Ele destacou que somos convidados a ser sal da terra e luz do mundo, presente também na sociedade, envolvidos no mundo da política, por exemplo, com uma vida coerente a fé que professamos. Numa analogia com o sal, o bispo refletiu como o cristão deve estar na medida certa, no mundo e na Igreja

 D. João ainda apontou que a festa que celebramos, a Apresentação do Senhor, possui um forte caráter mariano entre nós, já que fazemos memória neste dia a títulos ligados à Virgem Maria, por exemplo: Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora D’Ajuda, Nossa Senhora da Purificação, Nossa Senhora da Candelária, Nossa Senhora de Belém.

 O bispo ressaltou que neste dia enchemo-nos, novamente, do Espírito Natalino, o conjunto da festa é de alegria, mesmo que uma espada de dor paire sobre Maria, é uma festa de luz! E que evoca o mistério de Deus encarnado em Jesus de Nazaré.

 Somos convocados na Paróquia Nossa Senhora da Luz, como Simeão e Ana, que viram a Luz e exultaram de alegria, a enxergar e sentir essa Luz que vem do alto. Que possamos ter as mesmas atitudes deles, estando em paz por termos feito uma verdadeira experiência com Jesus encarnado”

 Por fim D. João manifestou o desejo que este Jesus que encontramos na Eucaristia possa ser encontrado na pessoa de cada irmão. Que nossa Senhora da Luz interceda por todos nós, paroquianos e visitantes, para que nos deixemos caminhar na luz de Deus.


Confiram mais alguns registros da celebração:































 Conforme anunciamos, ao final da celebração houve o sorteio da rifa da imagem do Sagrado Coração de Maria, cuja contemplada foi Priscilla: 




Nossa Senhora da Luz rogai a Jesus por cada um de nós. 

E VIVA A NOSSA PADROEIRA!!!





Última Noite do Tríduo - 01/02/2018


  A última noite do Tríduo preparatório para a Festa de Nossa Senhora da Luz 2018 contou com a presença de Pe. Marcelo Conceição Santos (Paróquia Sagrada Família, Pau Ferro), que se propôs a refletir sobre a temática: “A ação transformadora na Igreja e no Mundo”.

Responsáveis da noite: Terço dos Homens, Equipe do Dízimo e Acolhida.

  Padre Marcelo iniciou apontando como a palavra de Deus nos chama à necessidade da conversão interior que passa pela decisão de Jesus. Como discípulos de Jesus, devemos assumir a missão de anuncia-Lo e fazer com que o Reino de Deus, que Ele inaugurou para nós, possa acontecer nesta nossa existência.
  O padre apontou ainda como o Documento 105 da CNBB nos chama a vislumbramos, como batizados, este compromisso: inspirados pela força do Espírito, precisamos como Igreja, sair dos espaços geográficos, ao encontro dos que ainda não conhecem Jesus, para anuncia-Lo.
  Foi proposto para a noite pensarmos como nós, cristãos leigos, podemos ser, através de nossa ação, transformadores na Igreja e no Mundo. O documento acena para alguns pontos que devemos, de acordo com o celebrante, observar:

- Termos compromisso ético: se somos ou não coerentes com aquilo que queremos anunciar. Nossas atitudes falarão muito para esta sociedade;
- Sermos testemunhas capazes de agir conforme aquilo que cremos;
- Nos inserirmos nas propostas que a Igreja vai nos convidando a vivenciar: ministérios, pastorais, nos diversos trabalhos onde vamos atuar de forma significativa, colaborando na expansão do Reino de Deus;
- Prestarmos serviço nas diversas frentes sociais, que por vezes carece por falta de voluntários;
- Testemunharmos Jesus nas diversas atividades que estamos inseridos: trabalho, política, família, rua, condomínio, sendo comunicadores da boa nova de Dele.

  Por fim, Padre Marcelo ressaltou que somos chamados pela Igreja a sermos cristão leigos e leigas mais comprometidos com a proposta do Evangelho, inseridos nesta militância que nos faz convencidos de que somos uma Igreja em saída, capaz de transformar este mundo com o nosso testemunho, com a nossa inserção, com o nosso comprometimento. A ação transformadora na Igreja e no Mundo acontecerá quando nós nos convencermos que o chamado de Jesus aos discípulos há dois mil anos atrás é tão antigo e tão atual. É para cada um de nós.  Somos chamados a esta realidade.

Confiram algumas fotos da celebração:
















Agradecemos a presença do Terço dos Homens da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Marcos Freire II.

 Em breve colocaremos o vídeo com a Homilia completa de Padre Marcelo Conceição aqui em nosso blog. 
Aguardem!