1º dia do Tríduo Preparatório para a Festa de Nossa Senhora da Luz 2022

 Na tarde de ontem, 30 de janeiro de 2022, demos início ao nosso Tríduo Preparatório para a Festa de Nossa Senhora da Luz, que, neste ano, tem como tema “Na Igreja, com Maria, por um novo Pentecostes”. A Santa Missa foi presidida por nosso pároco, Pe. João Bosco Vieira Leite, e teve por grupos responsáveis o Batismo, a Catequese e os Coroinhas.

Sobre o tema proposto para este ano, nosso pároco pontuou que a ideia veio do pedido feito pelo Papa Francisco para que as dioceses do mundo inteiro entrassem em preparação para o Sínodo que ocorrerá em 2023, nos lembrando que devemos, enquanto Igreja, traçar um caminho de unidade e busca de santidade próprios de nossa fé católica.

Do Evangelho (Lc 4, 21-30), nosso pároco destacou que a salvação e a libertação oferecidas por Deus são para hoje, para o aqui e agora. Os que são chamados precisam fazer escolhas: acolher ou rejeitar a salvação que lhes era oferecida naquele momento. O hoje de Deus é um tempo interior implacável que julga minhas ações, denuncia a fragilidade dos meus projetos e a precariedade dos valores que guiam a minha vida. O hoje de Deus é imediato, acolhido por um sim que é pronunciado agora, e não amanhã.

Um outro elemento destacado por padre João Bosco foi a universalidade da salvação. Jesus escolhe os que estão de fora, pois não existe nenhum limite para a salvação de Deus. Ele se dirige preferencialmente aos que estão distantes, aos estrangeiros, aos excluídos, àqueles que não acumulam direito algum.

Por fim, nosso pároco reforçou que a salvação que buscamos atravessa essa linha tênue dessa decisão que devemos tomar hoje para a nossa vida, porque o amanhã é muito incerto e pode ser tarde.

Após a celebração tivemos, conforme anunciado, barracas de lanches e música ao vivo. Confira, a seguir, um breve registro.

 Caso queira conferir a homilia completa, clique aqui.

 

































Homilia completa do nosso pároco.


















Confira a programação e venha participar desse momento de graças em nossa comunidade!

Solenidade de Maria Mãe de Deus - 2022

Na tarde de ontem, 01/01/2022, nosso pároco celebrou a Missa da Solenidade de Maria, Mãe de Deus. Em sua homilia, padre João Bosco nos lembrou que o título “Mãe de Deus” é o mais importante que damos à Nossa Senhora. Nessa afirmação se encerra uma verdade: desde quando o Senhor se encarnou em Maria, traz a humanidade agarrada a ele. Já não há Deus sem o homem.

Deus está perto da humanidade, Ele se fez matéria, não só para estar conosco, mas para ser como nós somos.  Eis o milagre e eis a novidade. A humanidade é querida e é sagrada para o Senhor. Por isso, servir à vida humana, desde o ventre da mãe até a envelhecida e doente, é servir à Deus.

Nosso pároco nos lembrou que, desde domingo passado, Lucas salienta a atitude de Maria de silenciar e meditar em seu coração tanto as alegrias quanto as desilusões. Esperanças e angústias, luzes e trevas povoavam o coração de Maria, que nada guardava consigo, mas que tudo levava à Deus. Eis o segredo da Mãe de Deus.

Por fim, padre João Bosco pontuou que a Solenidade da Mãe de Deus quer nos recordar que a celebração à Maria não é uma “etiqueta espiritual”, mas uma exigência da vida cristã. Olhando para Mãe, somos convidados a deixar os pesos inúteis e a nos ligar aquilo que realmente importa, buscando guardar a ternura de Deus e ouvir as palpitações dos homens.

A seguir, um breve registro da celebração:

 

















Homilia de Pe. João Bosco.