Primeira Noite do Tríduo - 30/01/2018


A primeira noite do Tríduo em preparação a festa de Nossa Senhora da Luz deste ano, cujo tema central é “Maria: iluminada e iluminadora do povo de Deus: ‘sal da terra e luz do mundo’ (Mt 5, 13-14)”, contou com a presença do Pe. Adilsom do Patrocínio (Paróquia Senhor do Bonfim, no Rosa Elze), que se propôs a refletir conosco sobre “O cristão leigo, sujeito na Igreja e no mundo: esperanças e angústias”.

Animadores da noite: Equipe de Batismo, Coroinhas e Catequese

Padre Adilsom do Patrocínio iniciou sua homilia recordando a figura de São José, o primeiro a saber ser discípulo de Jesus, aprendendo com a Virgem Maria.

Neste ano do Laicato, o padre ressaltou que a chamada mais exigente é que o leigo se conscientize de ser sujeito eclesial na igreja e no mundo, comprometido com sua fé, dentro e fora da comunidade, sendo sal da terra e luz do mundo, com ações cotidianas coerentes a fé professada, inserindo no mundo o evangelho de Jesus.

A meditação seguiu o exposto no primeiro capítulo do Documento 105 da CNBB (base para o Ano do Laicato), sobre os avanços e alegrias da Igreja, mas também seus recuos e angústias. Padre Adilsom destacou que quando os fiéis se envolvem na missão, assumem conselhos, missão na catequese, trabalho com os casais, lutam em defesa da vida, a comunidade avança, mas quando não somos uma igreja em saída, quando o individualismo prevalece entre os leigos, quando não sabemos acolher os diversos dons que surgem na vida em comunidade, a mesma tende a recuar.

Por fim destacou que, onde quer que estejamos, devemos viver nossa identidade na ligação com Deus pelo evangelho e pela fé, vendo neste mundo um campo de ação missionária, a exemplo do próprio Jesus. Viver no mundo sem perdermos nossa identidade de cristãos, superando as tentações de fazer da Palavra de Deus uma ideologia, que só favorece o meu modo de pensar, por exemplo, e assumindo o que a Igreja é chamada a ser: povo de Deus, discípulos de Jesus, solidários uns com os outros. Uma Igreja em saída para levar a mensagem de nosso Senhor Jesus Cristo a sociedade.

Confiram alguns registros da noite:





























Em breve colocaremos aqui no blog o vídeo desta homilia.
Aguardem!