Festa de Nossa Senhora da Luz 2019

Na tarde de ontem (02/02/19) a nossa comunidade celebrou a Festa da Padroeira, Nossa Senhora da Luz, com a Missa solene presidida pelo Pe. José Genivaldo Garcia (Pároco da Igreja Bom Jesus dos Navegantes, Atalaia), e tendo por responsáveis da celebração os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística.
A partir do tema proposto para a reflexão, Luta, vigilância e discernimento, pe. Genivaldo iniciou sua homilia recordando que a festa de nossa Senhora da Luz que celebramos no dia da Apresentação do Senhor é uma festa cristológica e ao mesmo tempo mariológica, já que celebramos um dos fatos importantes da vida de Nossa Senhora: ela vai ao templo apresentar a Luz que é Jesus, e se torna a Mãe da Luz. Ele recordou que, a partir da unção batismal, cada cristão se torna luz, que deve apontar para o Sol da Justiça, que é Jesus Cristo, e ter em Nossa Senhora um modelo de muitas virtudes para a vida de santidade.
Como a proposta de reflexão se insere na exortação apostólica do Papa Francisco, pe. Genivaldo fez um breve resumo da mesma, recordando aos presentes que o papa está preocupado com a vocação à santidade, pois todos somos chamados a sermos santos, mas vivemos num mundo onde cada um quer viver a santidade a sua maneira, ou não quer ser santo. Para ele, o papa quer resgatar e propor valores para sermos santos no mundo atual.
Ser santo significa pôr-se a caminho, no seguimento a Jesus, cada um no seu estado de vida. Quem é santo? Batizados que estão lutando no dia-a-dia para ser reto, para ser justo, para seguir o evangelho, apesar dos tropeços e quedas.
Pe. Genivaldo destaca que para ser santo é importante empreender uma luta contra o mundanismo e uma vigilância no tempo presente, na espera do Nosso Senhor Jesus Cristo. Nessa luta e vigilância temos algumas armas que nos ajudam: a oração pessoal, a vida sacramental, especialmente a eucaristia e a confissão, a Adoração ao Santíssimo, e o discernimento do Espírito Santo em nossas vidas, entre o que favorece e o que não favorece o caminho de santidade. Recordando sempre que o que nos faz santos é a graça de Deus
Por fim, o padre expressou seu desejo de que Nossa Senhora sempre nos aponte a Luz que é Jesus e nos ajude por sua intercessão a sermos santos como o Pai é santo, e a sempre fazermos a   vontade do Seu Filho.

Confiram algumas fotos da Procissão e Missa:

























 

























 Agradecemos a presença e a colaboração de todos para a realização do Tríduo e Festa de Nossa Padroeira deste ano. Deus vos abençoe!

Viva a Nossa Senhora da Luz!!!


OBS: Em breve divulgaremos o vídeo desta homilia aqui no blog. Aguardem!
Aos que não conseguiram acompanhar a cobertura desta festa, abaixo os links de cada dia:





3ª noite do Tríduo preparatório para a Festa de Nossa Senhora da Luz 2019

A última noite (01/02) do Tríduo preparatório para a Festa de nossa padroeira, a partir do tema “Algumas características da santidade no mundo atual”, teve por celebrante Pe. David Ângelo de Oliveira Rocha, vigário da paróquia Jesus Ressuscitado, e por grupos responsáveis o Terço dos Homens, a Pastoral do Dízimo e a Equipe de Acolhida. Contamos também com a animação do Coral do Terço dos Homens da Paróquia São Mateus.
Pe. David iniciou apontando que a liturgia nos traz a lembrança do ensinamento do Mestre aos seus discípulos Jesus, demonstrando o projeto de Deus que ao mesmo tempo é Seu projeto de vida. Mas, para a realização deste projeto, o discípulo terá que lhe dar com situações por vezes contrárias em suas vidas, como por exemplo obstáculos, empecilhos, imprevistos, que podem abalar a fé.
Para o padre, no evangelho da noite, Jesus vem ensinar aos seus discípulos a como lhe dar com essa fase da vida, quando aquilo que projetam ou esperam para a própria vida não se realiza conforme as expectativas, a partir da parábola que compara o ser humano com um agricultor. Jesus indica que assim como a semente não está sob domínio do agricultor, assim também a transformação das coisas ao nosso redor não está sob nosso domínio. Portanto não devemos esperar os resultados, para não desanimarmos, pois quem age é Deus na transformação do ser humano, e isso não tem explicação.
Para o padre, Jesus conta essa parábola para ensinar aos discípulos, e também a nós, que muitas das vezes podemos ter a nossa fé balançada quando as nossas expectativas não se realizam, ou quando não vemos reconhecidos os nossos esforços. Devemos, porém, fazer tudo por amor a Deus e não esperando os resultados.
Para concluir, padre David exortou aos presentes para que levassem consigo as palavras de São Paulo para esta noite, no que se refere a não abandonarem a coragem, porque ela mereceria uma grande recompensa. O que Deus prometeu, Ele cumprirá na vida de cada um.

Confiram algumas imagens da noite:

































Em breve, postaremos aqui no blog o vídeo desta homilia. Aguardem!