Encerramento do Tríduo Preparatório para a Festa de Nossa Senhora da Luz 2020

Na tarde de ontem (01/02/20) encerramos o Tríduo Preparatório para a Festa de Nossa Senhora da Luz, com a celebração presidida pelo nosso Arcebispo Metropolitano D. João José Costa, tendo por grupos responsáveis a Pastoral do Dízimo, o Terço dos Homens e a Equipe de Acolhida. Contamos também com a presença do Coral do Terço dos Homens da Paróquia São Mateus.
Em sua homilia, D. João Costa iniciou destacando que a festa da padroeira é sempre um tempo de graça e bênção da parte de Deus, para isso é preciso que estejamos atentos e não caiamos na mesmice de dizer que é mais uma festa.
Partindo do tema proposto para este ano, “Salve Rainha, Mãe de Misericórdia”, o arcebispo pontuou como é importante termos a certeza de que Deus é misericordioso, que Ele nunca desiste de nós, por maior que seja o pecado que cometemos... recordando as palavras do Papa Francisco, D. João pontuou que é mais fácil Deus conter a sua ira do que a sua misericórdia diante de uma pessoa arrependida.
O que seria misericórdia? Para D. João Costa seria dar o coração aos miseráveis. Ele recordou que Maria é misericordiosa porque sempre teve a sensibilidade diante da dor do sofrimento e das necessidades dos outros, revelando a misericórdia do próprio Deus.  E se ela é misericordiosa, lembrou D. João, o seu Filho é muito mais, porque deu a sua própria vida para a salvação de todos nós.
Partindo da liturgia da Palavra proposta para a celebração (2Sm 12,1-7.10-17; Sl 50[51]; Mc 4,35-41), D. João pontuou que haveria ali um convite para refletir sobre o fato que ninguém escapa dos sofrimentos da vida, principalmente quando assume uma missão, e que os desafios veem de toda parte. É nessa hora que demonstramos se cremos realmente em Deus.
Para o arcebispo, tudo o que ouvimos na celebração nos leva a questionar: como anda a nossa fé? Quantas vezes dizemos que temos fé, mas, num momento de dificuldade, ela fica abalada ou desaparece? Porque somos tão medrosos? Porque achamos que Jesus não ouve as nossas preces?
Por fim, D. João Costa enfatizou como precisamos ter a certeza de que Jesus não nos abandona, basta que confiemos nele! Quem confia não se sente só! Ele exortou aos presentes para que pedíssemos a intercessão de Nossa Senhora da Luz, para que Jesus ilumine a nossa vida, e que ela seja conforme a sua vontade. Que olhando a Jesus misericordioso sejamos também misericordiosos para com aqueles que nos machucam e nos maltratam.


A seguir, um breve registro da celebração: 

















































  • Ouça a homilia completa de D. João José Costa (clique aqui
  • Confira também um breve registro das noites anteriores:
                   - 1ª Noite do Tríduo 30/01/20 - clique aqui
                   - 2ª Noite do Tríduo 31/01/20 - clique aqui