Segunda Noite do Tríduo Preparatório para a Festa de Nossa Senhora da Luz – 2024


Dando sequência à preparação para a festa de nossa padroeira, na noite de ontem (31/01/24) tivemos a segunda celebração do nosso tríduo, com a Santa Missa presidida por Pe. Genário (pároco da Paróquia Jesus Ressuscitado), sendo os grupos responsáveis pela noite: Legião de Maria; o Grupo das Mães que Oram pelos Filhos; e o Grupo de Oração.

Pe. Genário iniciou a sua homilia refletindo sobre o evangelho proposto: muitos que se escandalizavam com Jesus eram muito próximos, conviviam com Ele. Esse é sempre o pecado do escândalo da encarnação: não aceitar que Deus assuma a nossa condição humana.

Jesus viveu no silêncio por muitos anos, na medida da humanidade plena. A presença de Cristo, seus gestos e palavras são salvíficos. Vivendo no cotidiano, Jesus santificou toda a realidade humana. E nós devemos enxergar nas pequenas coisas que fazemos a união com Cristo, razão de nosso viver o cotidiano.

Seguindo o tema proposto para noite, “Vós sois todos irmãos” (Mt 23, 1-12), Pe. Genário destacou que somos irmãos, pois, pelo Batismo, somos inseridos no mistério salvífico de Cristo. Somos filhos no Filho, fazendo assim parte de uma só família. A partir de Cristo conhecemos o amor de Deus que não conhece fadigas, que tem um coração aberto e generoso, para enxergar no irmão o Cristo que se faz presente em nosso dia a dia.

Segundo o presidente da celebração, precisamos “ir além” (da ideologia, da cultura, das nossas dificuldades). O que o Senhor espera de mim? Espera que eu tenha os mesmos sentimentos e as mesmas atitudes de Jesus, a partir de um coração transformado por Ele.

Participar da Santa Missa e receber o Senhor na Eucaristia traz consequências para a nossa vida: na medida que recebemos o Senhor em comunhão, estamos em comunhão com Deus e com o próximo. A atitude contrária a isso seria uma atitude contrária à comunhão.

Por fim, Pe. Genário evidenciou como que celebrar a Virgem Maria é celebrar aquela que esteve sempre atenta à vontade de seu Filho, à vontade de Deus. Que ela interceda por nós à Jesus, para sermos sempre fiéis e agradáveis a Ele.

A seguir, um breve registro da Santa Missa:

 

















































Para ouvir a homilia completa, clique aqui.


A seguir, um convite especial do nosso pároco para você. Clique e confira:



Confira a programação do Tríduo e Festa em honra a Nossa Senhora da Luz e participe. Clique aqui.

Para ver o registro da Primeira Noite do Tríduo, clique aqui.