Última Noite do Tríduo Preparatório para a Festa de Nossa Senhora da Luz – 2024


Na noite de ontem (01/02/24), tivemos a última celebração do Tríduo Preparatório para a Festa de Nossa Senhora da Luz, presidida por D. Genivaldo Garcia (bispo da Diocese de Estância), tendo por grupos responsáveis: Acolhimento; Apostolado da Oração, Terço dos Homens e Pastoral do Dízimo. Contamos ainda com a presença do coral do Terço dos Homens e das Mulheres da Paróquia São Mateus.

Iniciando pelo evangelho proposto para noite (Mc 6, 7-13), D. Genivaldo mostrou como Jesus sempre quis precisar de nós. Ele chama, convive, forma e envia os seus apóstolos para evangelizar, levando a todos a paz. Que possamos nos sentir como verdadeiros discípulos missionários.

A partir do tema para a última noite do tríduo, a saber: “Alarga o espaço da tua tenda” (Is 54, 2-4), D. Genivaldo mostrou como esse seria o antídoto, a cura para as doenças que, enquanto sociedade, temos: alterofobia, indiferentismo e hiperindividualismo. Precisamos retomar e corrigir as nossas relações interpessoais que estão machucadas, pois Deus nos colocou no mundo para os outros, como diria Dom Bosco.

Deus nos criou para fazermos pontes e não cercas. Precisamos alargar a “nossa tenda”, ou seja, o nosso espaço de convivência (a comunidade, a família, a nossa vida) que, por vezes, está fechada para o outro.

O bispo nos lembrou que, por sermos todos irmãos, somos chamados a alargar a nossa visão, alargar a nossa razão, alargar a nossa amizade, alargar a tudo. Caminhar junto, conversar, dialogar, reconciliar, para voltar a amizade social, a esse amor que ultrapassa as barreiras, um amor desejoso de abraçar a todos. Alargar nossos espaços de convivência e, sobretudo, alargar o coração: ver onde ferimos a nossa amizade com Deus, com o outro, com a família, e onde precisamos pedir perdão.

D. Genivaldo pontuou ainda como também a Igreja é convidada a alargar o seu espaço para acolher a todos. Só a ação pode converter os nossos juízos, os nossos preconceitos. Precisamos agir para acolher aqueles que são diferentes de nós.

Por fim, o celebrante exortou aos presentes para que, com a ajuda de Nossa Senhora da Luz, não nos fechemos ao diálogo, e que aprendamos a andar juntos, para sermos uma comunidade viva, que vivencia de fato a fraternidade cristã.

A seguir, um breve registro da Santa Missa:




























































Para ouvir a homilia completa, clique aqui.

Reforçamos o convite para que você venha participar da Festa de Nossa Padroeira. Hoje (02/02/2024), Santa Missa às 19h30, celebrada por nosso pároco.

Para ver o registro da Primeira Noite do Tríduo, clique aqui.

Para ver o registro da Segunda Noite do Tríduo, clique aqui.